Amazônia

O Sesc Pompeia (São Paulo – SP) apresenta “Amazônia”, uma exposição dedicada ao resultado de um projeto com duração de 7 anos do fotógrafo Sebastião Salgado (1944-). Com curadoria de Lélia Wanick Salgado (1947-), cônjuge do artista, produtora gráfica e ambientalista, a mostra reúne 205 fotografias realizadas durante o período de estudo da maior floresta tropical do mundo. 

 

Em 7 anos, Sebastião Salgado conviveu com 12 diferentes povos indígenas que habitam a porção brasileira da floresta, bem como navegou pelas águas do Rio Amazonas e seus rios afluentes. A partir de voos sobre a floresta e suas fronteiras naturais, o artista ainda conquistou novas perspectivas do espaço e de seus habitantes. 

 

Além das fotografias, a mostra conta com outros recursos audiovisuais que questionam o futuro do ecossistema local, a preservação (ou a falta dela), da biodiversidade e dos povos indígenas que ali vivem. “Amazônia” já foi exposta em Londres (Reino Unido), Paris (França) e em Roma (Itália).  

 

A exposição “Amazônia” pode ser visitada no Sesc Pompéia até 31 de julho de terça à domingo, funcionando de terça à sábado de 10h30 às 21h e aos domingos e feriados de 10h30 às 18h. A entrada é gratuita. 

 

 

A EXPOSIÇÃO

Fotografia de Sebastião Salgado presente na exposição “Amazônia”, Sesc Pompéia.
Bela Yawanawá, da Aldeia Mutum, com cocar e rosto pintado. Terra Indígena do Rio Gregório. Estado do Acre, Sebastião Salgado, 2016.
Família de Antônio Piyãko (ao centro, em primeiro plano) e sua mulher, Francisca (“Dona Pity” é branca e jamais adotou roupas típicas Asháninka), Sebastião Salgado.
Ilhas Anavilhanas, Estado do Amazonas, Brasil, Sebastião Salgado, 2009.