Botticelli, artista e designer

 O Museu Jacquemart-André de Paris  apresenta a exposição “Botticelli, artiste et designer” (Botticelli, artista e designer) de 10 de setembro de 2021 até 24 de janeiro de 2022.   A mostra conta com mais de 40 obras. Sendo elas compostas pelo próprio acervo do museu, bem como de empréstimos de instituições internacionais e francesas de prestigio, como: Museu do Louvre, National Gallery de Londres, Rijksmuseum de Amsterdam. 

 Para além dos trabalhos de Sandro Botticelli (1445-1510) a exposição abordou as atividades de seu ateliê e de outros pintores florentinos sobre os quais Botticelli teve ou exerceu influências, como Filippo Lippi (1406-1469).

 Atualmente Sandro Botticelli pode ser considerado um dos mais consagrados pintores do renascimento italiano e marca, sobretudo,  as mudanças na pintura e na própria cidade de Florença em decorrências da atuação dos Médicis.   

 A exposição objetiva abordar o ateliê do artista enfocando a atividade de formação de dezenas de novos aprendizes e as inovações propostas por esse trabalho em conjunto. As obras estão distribuídas em oito núcleos temáticos que contaram uma organização cronológica e temática.

A EXPOSIÇÃO

'Retrato de uma jovem mulher', Sandro Botticelli, 1480-85, têmpera sobre madeira.
'Madona com o livro', Sandro Botticelli, 1482-83, têmpera sobre madeira.
*Vista da exposição "Botticelli, Artista e Designer", Museu Jacquemart-André, Paris, 2021.
Vista da exposição "Botticelli, Artista e Designer", Museu Jacquemart-André, Paris, 2021.