Brasilidade – Pós Modernismo

O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), traz, em sua sede no Rio de Janeiro, a exposição “Brasilidade – Pós Modernismo”, para uma comemoração antecipada da Semana de Arte Moderna de 1922. A mostra, que conta com mais de 50 artistas contemporâneos, apresenta uma retrospectiva da arte brasileira realizada a partir dos anos 1960, bem como o progresso de traços e técnicas que hoje caracterizam a arte brasileira. 

 

Apontando a Semana de 22 como o mecanismo que permitiu as conquistas seguintes na esfera artística, a mostra exibe a herança que permaneceu durante gerações desses artistas que buscaram a liberdade e renovação cultural. A mostra está dividida em 6 núcleos temáticos, sendo eles: Liberdade, Natureza, Identidade, Futuro, Estética e Poesia. Composta por pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e instalações, a exposição mescla o regional e o global, o mitológico, o urbano e o culto. 

 

Partindo de uma nova construção da memória desse evento, “Brasilidade – Pós Modernismo” não somente propõe uma releitura dos fatos como também permite que uma arte antes marginalizada, seja inserida no interior de instituições culturais. A mostra permanecerá para visitação até novembro de 2021, mediante agendamento prévio no site. A entrada é gratuita. 

 

 

OBRAS DA EXPOSIÇÃO

’Azuleijão Neo-concrete', Adriana Varejão, 2016.
R. Mutt, 1917’ da série “Quem é quem?”, Nelson Leiner, 2011.
Sem título, Tunga, 2014.