Composições para tempos insurgentes

A exposição “Composições para tempos insurgentes”, presente no MAM Rio desde outubro de 2021, apresenta obras de diversos artistas de diferentes gerações como Adriana Varejão (1964-), Tunga (1952-2016) e Tomie Ohtake (1913-2015). Com o intuito de provocar uma reflexão a respeito da construção de identidades e expressões no transcorrer dos tempos, a mostra traz o coletivo perante o individual. 

 

Ainda, “Composições para tempos insurgentes” expõe as relações entre a natureza e o social, contrapondo a questão do habitar com a territorialidade. Dessa maneira, as temáticas da sustentabilidade, da acessibilidade e da presença da diversidade são abordadas a partir da presença das tradições que compõem as comunidades brasileiras, sejam elas europeias, afro-brasileiras ou regionais. 

 

Na mostra também é comemorado o centenário de Frans Krajcberg (1921-2017), pintor, gravurista e escultor cujas composições apresentavam a temática da natureza através da presença de elementos e texturas de árvores, folhas e plantas. A exposição pode ser visitada de quinta à domingo, incluindo feriados, até maio de 2022 e o ingresso é gratuito, havendo a possibilidade de realização de uma contribuição sugerida para os projetos do museu.  

 

 

A EXPOSIÇÃO

Obras de Dalton Paula na exposição “Composições para tempos insurgentes”, 2021.
Vistas da exposição “Composições para tempos insurgentes’, 2021.
Vistas da exposição “Composições para tempos insurgentes’, 2021.
Vistas da exposição “Composições para tempos insurgentes’, 2021.