“Estudo, Conservação e Restauro dos Painéis de São Vicente”

“Estudo, Conservação e Restauro dos Painéis de São Vicente” é o título da mostra realizada pelo Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa – Portugal). A exibição conta com um espaço destinado à realização de restaurações dos ‘Painéis de São Vicente’, obras de autoria do quatrocentista português Nuno Gonçalves (c.1420-1490). 

 

O local reservado no terceiro piso do museu tem o intuito de proporcionar ao visitante um maior entendimento do processo de conservação de pinturas a partir da possibilidade de acompanhar o trabalho dos restauradores. A mostra poderá ser visitada até maio de 2022. 

 

O minucioso trabalho de restauração de obras de arte é responsável não só por recuperar ao máximo as tonalidades originais das pinturas como também adquirir uma maior compreensão do processo desenvolvido pelo artista a partir da descoberta de traços e esboços que foram preservados nas camadas inferiores dos painéis, podendo inclusive, revelar a autoria de quadros antes não identificados. 

 

Os ‘Painéis de São Vicente’ são um conjunto de 6 obras ricamente detalhadas que apresentam, como figura principal, São Vicente (defensor da retomada portuguesa no norte da África) ou Dom Fernando, o Infante Santo (mártir da expansão portuguesa em Marrocos). Além da figura central representada duas vezes, há ainda mais 58 personagens nos painéis sendo restaurados e identificados, tratando-se da maioria como representantes da Assembleia da Corte Portuguesa. 

 

 

‘Painéis de São Vicente’, Nuno Gonçalves, entre 1445 e 1480.
Vista da exposição “Estudo, Conservação e Restauro dos Painéis de São Vicente”, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, 2021.
Vista da exposição “Estudo, Conservação e Restauro dos Painéis de São Vicente”, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa, 2021.