Fundação Cultural Badesc – Exposições 2021

Capas Site - Dante

A mostra “As Coisas Distantes Parecem Menores Do Que São Na Realidade”, atualmente em exposição na Fundação Cultural BADESC, traz 19 obras realizadas com os mais diversos materiais e técnicas: caneta nanquim, tinta acrílica, aquarela, impressão e digitalização. Dante Acosta, o artista responsável por todo o processo criativo, inspirou-se na natureza em suas obras e, a concepção dos traços simétricos e ininterruptos foi essencial desde o princípio para a realização das imagens. A exposição está disponível virtualmente no site da BADESC ou por meio de visitas presenciais gratuitas agendadas via e-mail.

Obras em exposição

dante 1
A terra, caneta hidrográfica sobre papel formato A4, digitalizado e impresso ampliado com pigmento mineral em papel Hahnemühle Enhanced, 2017. 30x40cm.
dante 3
Red roots, tinta acrílica e tinta pigmentada sobre tela, 2018. 101x76cm.
dante 4
Rios Mentais, fotografia impressa em tinta pigmentada sobre papel algodão Hahnemühle, 2017. 20x28cm.
dante 2
A Terra, tinta acrílica e tinta pigmentada sobre tela, 2018-2019. 84x50cm.
Capas Site

A exposição “Retratos Fantásticos”, da artista Carol Krügel, apresenta 27 obras realizadas a partir de papel envelhecido e grafite. Com base em fotografias do século XIX, a artista criou um mundo imaginário à parte, dando vida a criaturas fantásticas com vestimentas de época, a partir de uma temática voltada às sombras do post-mortem. A profundidade das várias interpretações das imagens podem ser concebidas através da relação tempo histórico, com as vestimentas e poses, e o irreal, com grande parte dos personagens extraídos de contos infantis aterrorizantes. A mostra tem curadoria de Anna Moraes e está disponível virtualmente no site da Fundação Cultural BADESC, além da possibilidade de visitas agendadas gratuitas ao local.

Carol Krügel é graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e pós-graduada em Ilustração pela Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente vive em Florianópolis – SC e trabalha com gravuras em metal, ilustrações e encadernações.

WhatsApp Image 2021-05-17 at 8.51.43 AM
Carol Kügel, ‘Retrato da senhora da família Chiroptera’, ilustração em grafite, 2018. 29,7 x 21 cm.
retrato karol coreção
Carol Krügel, ‘Pos-mortem’, ilustração em grafite e giz pastel seco, 2019. 42 x 59 cm.
2021-05-17 (3)
Dona Celestina e seu falecido marido, ilustração em grafite s/ página de livro, 2018. 21 x 26,5 cm.