Georgia O’Keeffe

A Fundação Beyeler (Basel – Suíça) homenageia a artista norte-americana Georgia O’Keeffe (1887-1986) em uma exposição que leva o seu nome, reunindo mais de 6 décadas de trabalho da artista. De janeiro a maio, “Georgia O’Keeffe” será a mostra destaque da fundação, escolhida para inaugurar as exposições de 2022. 

 

A mostra tem por princípio explorar afundo as perspectivas e concepções da artista durante seu processo criativo, no intuito de permitir que o visitante também compreenda as singulares epifanias de Georgia O’Keeffe. A retrospectiva foi organizada em 9 salões que atravessam as principais inspirações da artista, como a cidade de Nova Iorque (EUA) na qual estudou e as tradicionais flores do sudoeste norte-americano.

 

Com aproximadamente 80 obras, a exposição não só perpassa a trajetória da artista como também exibe raras composições pouco expostas advindas de coleções particulares. O horário de funcionamento da Fundação Beyeler é de segunda a domingo de 10h às 18h, com exceção das quartas-feiras, cujo horário se estende até às 20h. O valor do ingresso é de 25 Fr (aproximadamente R$136,00).  

 

 

Georgia O’Keeffe (1887-1986) foi uma importante artista moderna norte-americana responsável 

por renovar a cena artística do século XX. O início de sua carreira, na década de 1910, foi marcado por representações de paisagens típicas norte-americanas, de Wisconsin ao Texas. Décadas depois, quando se mudou para Nova Iorque, passou a retratar com frequência os arranha-céus da cidade, símbolo da modernidade. 

 

Nessa mesma época, entrou em contato com as obras de Wassily Kandinsky (1866-1944) e passou a se identificar com o simbolismo russo e com a estética romântica de representação da natureza. A fusão com as pinturas de paisagem e o abstracionismo deu às composições de Georgia O’Keeffe o caráter alegórico e místico pelo qual sua pintura se tornou conhecida, conectando-a com a literatura confluente de pensadores como Walt Whitman (1819-1892). 

 

No início da década de 1950 a artista se muda para o Novo México, estado que irá inspirar sua nova fase de pinturas de paisagens regionais, juntamente com os modernistas norte-americanos, que procuravam enaltecer a nação. Georgia O’Keeffe realizou a sua última pintura em 1972, aos 85 anos, já com problemas de visão. A artista faleceu em 1986, aos 98 anos. 

 

O Museu Georgia O’Keeffe, localizado no Novo México (EUA), é responsável pela preservação de grande parte das obras da artista. O espaço conta com 9 galerias interconectadas que apresentam mais de 150 originais, incluindo pinturas, desenhos, aquarelas e pastéis, além de uma vasta coleção fotográfica, perpassando as mais de 8 décadas de sua carreira artística. O museu fica localizado na cidade de Santa Fé e pode ser visitado de quinta a segunda-feira de 10h às 17h com o ingresso no valor de $18,00.  

 

 

’White flower No. 1’ (‘Flor branca No.1’), Georgia O’Keeffe, 1932.
'Oriental Poppies', Georgia O'Keeffe, 1927.
Vista da exposição “Georgia O’Keeffe”, Fundação Beyeler, Suíça, 2022.