História das Mulheres – MASP

53

Como dos dias 19 a 30 de julho de 2021 acontece o “Fazendo Gênero 12” em nossa instituição, a UFSC, iremos abordar duas grandes exposições do MASP que tiveram como temática as artistas mulheres no ano de 2019: “História das mulheres” e “Histórias feministas”. Ambos projetos estavam inseridos num ano dedicado as artistas mulheres no museu, que constaram com mostras de artistas como Tarsila do Amaral (1886-1973), Lina Bo Bardi (1914-1992), Djanira da Motta e Silva (1914-1979).

55

A Exposição “História das Mulheres: mulheres artistas até 1900” esteve em cartaz de 23 agosto até 17 de novembro de 2019. Sua proposta era apresentar cerca de 100 obras realizadas por artistas mulheres entre os século I ao XIX. Presente no MASP no ano de 2019, trouxe à luz dezenas de artistas mulheres que, por muito tempo, ficaram às sombras dos nomes masculinos do mundo da arte. Entre elas, as italianas Artemísia Gentileschi e Lavínia Fontana, consideradas exemplos de luta nas questões de gênero. 

Artemísia Gentileschi (1593-1653) foi, durante séculos, ofuscada pelos preconceitos presentes na esfera artística. Mesmo se tornando a primeira mulher a estudar na Academia de Belas Artes de Florença, a artista teve suas obras creditadas ao seu pai, também artista. As técnicas e artifícios utilizados por Artemísia aludem ao naturalismo de Caravaggio (1571-1610) e seus contrastes de cor e luz se destacam pelas composições primorosas. Vítima de abuso sexual e injustiçada, Artemísia Gentileschi se tornou um ícone feminista na década de 1970. 

WhatsApp Image 2021-07-26 at 4.47.28 PM (1)
Artemisia Gentileschi, 'Morte de Cleópatra', 1640, óleo sobre tela, 233 x 156cm.

Lavínia Fontana (1552-1614) ganhou destaque ainda em vida com suas obras. Na contramão das convenções da época, a artista revolucionou o quadro artístico tornando-se uma das primeiras mulheres artistas bem sucedidas, provendo sua família a partir de seu trabalho. Sendo considerada erudita e exemplo de boas maneiras, Lavínia Fontana conquistou o respeito dos moradores de Bolonha e, assim, conseguiu manter-se na profissão. Ainda, casou-se com outro artista que, divergindo do habitual, abandonou a carreira para que Lavínia pudesse dar prosseguimento à sua.

Lavínia Fontana, 'Retrato de uma nobre da família Gonzaga ou San Vitale', sem data, óleo sobre tela, 68,5 x 58,5cm.
SkHpNWOH6Kzh9SvretGb-fFiFhN6OvrFy1RzykVMW
Marie-Louise-Élisabeth Vigée-Lebrun, 'Autorretrato', 1782.
AR6PfH7wvakrwRbqbvVl-ntZEwcnVejr8L9pk8gkV
Abigail de Andrade, 'Autorretrato', 1884-1889.
cvgwXBYAPJLGdSz444hd-U1vTEtQPcVQOxNQgsw36
Catarina van Hermessen, 'Retrato de uma dama de 27 anos', 1551.
Interior of Alexandre Denis Abel de Pujol's studio 
*oil on canvas  
*96 x 129 cm 
*signed b.r.: Adrienne Grandpierre 1822
Adrienne Grandpierre-Deverze', 'O ateliê de Abel de Pujol', 1836, óleo sobre tela, 95 x 135cm.
54
wLqVqMaPtUvwUkdsOI7uM34bHATNjb18
Marcela Cantuária, 'Maternidade compulsória', 2016, Acrílica e óleo sobre tela, 150 x 230cm.
6atujF9TfUEeNFJ4f9ty-R4blnPJL3ON40XLIb1F4
Kaj Osteroth & Lydia Hamann, 'Permanecendo com o problema', 2019, óleo sobre tela, 240 x 140cm.
0f3MVMHlxokhnyLRkkyS-9VgUaxHnpvATg2HMqYoA
Imri Sandström, 'Frames de Judite assassinando Holofernes', 2010, vídeo, 23'.