A mostra “Liminal”, presente no Museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires (MALBA), trouxe uma retrospectiva antológica das obras do artista contemporâneo Leandro Erlich (1973-). De julho a outubro de 2019, foram expostas 21 composições de Erlich, desenvolvidas desde 1996, que desafiavam a consciência do real a partir de cenários cotidianos.
A dualidade proposta nas instalações dialoga com o título da exposição, incorporando o expectador como um elemento componente e ativo nas obras e transformando sua presença no limiar entre espaços e tempos. Dessa maneira, o expectador é posicionado à beira de uma realidade anterior, já vivida, e uma realidade inédita, elaborada para ser descoberta.
A partir de perspectivas ilusórias, conceitos e ideais pré-concebidos pelos visitantes se desfazem e o questionamento da realidade se faz presente. As relações paradoxais desenvolvidas sugerem o abandono das certezas para contemplar o novo e, até então, impensável. Uma de suas mais preeminentes obras, “A Piscina” (1999), permaneceu exposta até fevereiro de 2020, mesmo após o término da mostra