Magister Raffaello

Em comemoração aos 500 anos da morte de Rafael Sanzio (1483-1520), efeméride do ano de 2020, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP) apresenta a exposição “Magister Raffaello”. A partir de uma experiência imersiva, envolvendo os sentidos humanos, a vida e a trajetória do artista são apresentadas. 

 

A mostra, fomentada pelo Consulado da Itália no Brasil, traz grandes telas expositivas que contam a história do pintor renascentista de maneira cronológica, exibindo seus trabalhos, fases e as várias composições criadas nas cidades italianas pelas quais migrou. A exposição tem curadoria do historiador da arte Claudio Strinati (1948-) e de Frederico Strinati. 

 

Em exibição desde outubro de 2021, “Magister Raffaello” permanecerá disponível para visitações até 12 de dezembro de 2021. A visita pode ser acompanhada por um áudio-guia disponível no museu e é gratuita, sendo necessário o agendamento prévio no site da instituição.  

Vista da exposição “Magister Raffaello”, MAB FAAP, 2021.
Vista da exposição “Magister Raffaello”, MAB FAAP, 2021.
Vista da exposição “Magister Raffaello”, MAB FAAP, 2021.

A primeira sala intitula-se “Espaços Habitados” exibe a primeira obra de Rafael de fato reconhecida: ‘Casamento da Virgem’ (1504), a qual foi inspirada pela obra ‘A Cidade Ideal’, também apresentada, de autoria desconhecida. Na segunda sala, “Encontrando Equilíbrio”, a principal obra exposta nos telões é ‘O transporte de Cristo ao Sepulcro’ (1507), realizada no período em que o artista vivia em Florença (Itália) e ganhava notoriedade. Já na terceira sala, “A Espiritualidade Nobre”, são apresentadas as madonas, personagens femininas frequentemente encontradas em suas obras. 

 

Em “Os Aposentos Papais”, a quarta sala da mostra, expõe os trabalhos de Rafael solicitados pela Igreja Católica, quando vivia em Roma. Nela, podem ser vistas as obras ‘Escola de Atenas’ (1509-1510), ‘O Fogo no Borgo’ (1514) e ‘Expulsão de Heliodoro do Templo’ (1511-1512). A quinta sala temática, “Utopia e Poder” exibe ‘Transfiguração’ (1516-1520), última obra realizada por Rafael, que faleceu prematuramente aos 37 anos de idade. Por fim, a sala “Portas do Conhecimento” expõe outras obras de Rafael e de seus contemporâneos, contribuindo para a imersão do visitante no Renascimento Italiano. 

 

 

Vista da exposição “Magister Raffaello”, MAB FAAP, 2021.