Museu Victor Meirelles

No ano de 1952 foi inaugurado o Museu Victor Meirelles em Florianópolis, Santa Catarina, vinculado ao Instituto Brasileiro de Museus. A instituição está instalada no sobrado em que o artista Victor Meirelles (1832-1903) viveu. O museu foi criado com o propósito de preservar um dos poucos edifícios com arquitetura luso-brasileira do século XVIII presentes na capital e que estava sob ameaça de demolição. 

 

Já no ano de 1950, o edifício foi tombado como patrimônio nacional, permitindo o início do processo de obtenção de obras do artista catarinense para a formação de um acervo em sua homenagem. Durante mais de 5 décadas de existência, o museu passou por diversos processos de restauração, incluindo recentes escavações arqueológicas que, através das descobertas de artefatos do século XIX, permitiram um maior contato com o período em que Victor Meirelles viveu no prédio histórico. 

 

 

Atualmente, o museu abriga espaços para exposições itinerantes e cursos, tornando-se um espaço educativo e cultural de preservação da história de Florianópolis. A visitação do Museu Victor Meirelles é gratuita e sem necessidade de agendamento. O horário de funcionamento do museu é de terça à sexta-feira, das 10h às 16h. Para adentrar na instituição é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19. 

O completo acervo do Museu Victor Meirelles (Florianópolis – SC) vem sendo construído desde 1951. Incialmente composto por obras do artista que dá nome ao museu a partir de doações feitas pelo Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro – RJ), o acervo hoje apresenta não só inúmeras obras de Victor Meirelles (1832-1903) como também um espaço para coleções de obras do século XX e XXI. 

 

A partir de doações de outras instituições e de colecionadores particulares, as obras do artista catarinense retornaram ao local aonde muitas foram realizadas. Além de pinturas, desenhos e aquarelas, o museu também apresenta uma série de estudos de trajes italianos que o pintor realizou enquanto estudava na Europa, bem como cópias (um processo importante na formação dos artistas da época) de afamadas obras de artistas europeus como do romântico francês Théodore Gericault (1791-1824). 

 

Ainda, estão presentes no acervo do Museu Victor Meirelles diversos estudos de composições que o consagraram como artista brasileiro do século XIX, como os de “Batalha dos Guararapes” (1875-79) e o de “Invocação à Virgem” (cerca de 1898). Obras de artistas contemporâneos como Sérgio Ferro Pereira (1938-) e Almicar de Castro (1920-2002) também compõem o acervo do museu. 

 

 

OBRAS

Estudo de traje, Victor Meirelles, óleo sobre papel, 1854-1856.
Estudo para ‘Invocação à Virgem’, Victor Meirelles, óleo sobre cartão, circa 1898.
Estudo para 'Batalha dos Guararapes' (Felipe Camarão), Victor Meirelles, óleo sobre tela, 1874-78.