O portal

O Portal História Pública é dedicado à multiplicação do conhecimento histórico para diferentes públicos. Nascido de ações e ideias construídas coletivamente no curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina, o Portal visa contribuir para o amadurecimento da História Pública. Ao mesmo tempo, imbuídos do espírito mais amplo de difusão e compartilhamento, procuramos facilitar o acesso a informações e recursos necessários para a construção do conhecimento histórico, para além da divulgação científica. Pensando o ensino de história como uma face essencial desse movimento, disponibilizamos planos de aulas e atividades de ensino produzidas no âmbito do nosso curso ou enviados por usuários. Além disso, aproveitando os benefícios da era digital para a pesquisa histórica, oferecemos links para sites de arquivos e outras plataformas que contêm acervos digitalizados de documentos históricos, dispostos por região, em Lugares do Mundo, e por temas recorrentes da historiografia, em Temáticas da História. Isto irá ajudar interessados e pesquisadores em geral, mas especialmente estudantes de graduação em história, que necessitam encontrar fontes primárias para realizar suas pesquisas e trabalhos acadêmicos. Também inserimos destaques de notícias, lançamentos de livros e eventos relacionadas à História Pública.