Treasures

O Museu de Arte de Orlando (Flórida) apresenta a exposição “Treasures – Five Centuries of Old Master Paintings” (“Tesouros – Cinco Séculos de Pinturas dos Grandes Mestres” – tradução livre). Reunindo parte da coleção do Museu e Galeria da Universidade Bob Jones (Carolina do Sul – EUA), a mostra exibe obras realizadas entre os séculos XIV e XIX. 

 

Subdividida em 5 núcleos temáticos, “Treasures” contextualiza questões temáticas, de gesto, luz, sombras e cores, no intuito de permitir ao visitante uma maior compreensão das circunstâncias motivadoras das composições. 

 

A mostra conta com obras de importantes artistas europeus, desde o período Gótico à Era Moderna, a exibição explora a iconografia, estudo de simbologias e representações. “Treasures” engloba artistas como Sandro Botticelli (1445-1510), Il Tintoretto (1518-1594), Peter Paul Rubens (1577-1640) e Edwin Long (1829-1891). 

’The Visit of the Queen of Sheba to Solomon, Il Tintoretto, c. 1545-46.

A mostra “Treasures – Five Centuries of Old Master Paintings”, presente no Museu de Arte de Orlando (Flórida – EUA), exibe parte da coleção de obras da Universidade Bob Jones (Greenville – EUA). Através da curadoria, as composições foram dispostas em cinco núcleos temáticos: “Figuras Religiosas”, “Criando o Estado de Espírito”, “Drama Narrativo”, “Personagem iluminador” e “Símbolos, Alegorias e Alusões”. 

 

O espaço dedicado às representações de figuras religiosas exibe a constância da iconografia presente entre os séculos XVI e XVII, desde características de influência bizantina, às representações do Renascimento e do período Gótico.   

 

Através das simbologias intrínsecas, é possível observar o desenvolvimento de uma arte de acordo com os princípios da Igreja Católica, e a tamanha influência desta no cotidiano da época, visto que tais representações eram deslocadas para além dos santuários, estando presentes nas residências dos mais afortunados e em espaços públicos que aludiam à milagres ou à santos padroeiros locais. 

 

Já em “Criando o Estado de Espírito”, a temática é desenvolvida através das composições cuja intenção era retratar os sentimentos e emoções do dia a dia comum, prática comum durante o Renascimento e o Barroco. 

 

Para tal, os artistas dos períodos utilizavam-se de diversas estratégias, como o trabalho com a linguagem corporal, expressões faciais e movimentações de luz e sombra que transpassavam o raciocínio psíquico do representado, a fim de significar as composições. 

 

 

 

 

’Mother of Sorrows (Mater Dolorosa’, Anthony van Dyck, c. 1625-30.

Em “Treasures – Five Centuries of Old Master Paintings”, exposição presente no Museu de Arte de Orlando (Flórida), são exploradas questões que rondavam o cotidiano dos séculos XIV ao XIX.

 

O núcleo “Drama Narrativo” apresenta encenações de episódios históricos e/ou religiosos conhecidos e de mitos clássicos. Nesse contexto, os artistas do período realizavam muitas vezes a composição de painéis em sequência de momentos específicos, no intuito de relembrar o expectador de toda a história.

 

Em “Personagem Iluminador”, é possível observar as características atribuídas através dos artistas aos personagens, bíblicos ou históricos, os quais muitas vezes não possuíam uma aparência de fato concreta.

 

Por fim, “Símbolos, Alegorias e Alusões”, apresenta a maneira com a qual a iconografia e a simbologia foram utilizadas nas composições da época com o intuito de identificar os personagens religiosos representados. Dessa maneira, o artista recorria a ilustrações e alegorias responsáveis por garantir uma concepção para além da primeira interpretação visual.

’The Instruments of the Passion of Christ’, Holandês desconhecido, século XVII.
’Allegory on the Fall and Redemption of Man’, Lucas Cranach, o Jovem, século XVI.