Van Gogh – Exposições Imersivas

A exposição “Van Gogh – The Immersive Experience” apresenta o artista Vincent Van Gogh (1853-1890) e suas composições a partir de diferentes cenários e perspectivas. Em Londres (Inglaterra), a experiência imersiva instalou-se em julho de 2021 a fim de integrar os expectadores e o pintor holandês, separados por mais de 2 séculos, projetando suas obras em grandes telas – permitindo uma visão 360º de cores, traços, camadas e estruturas. 

 

 

Ainda, para complementar a experiência dos visitantes, estão instaladas réplicas em tamanho real de algumas obras de Van Gogh, como o ‘Quarto do artista em Arles’ (1889), bem como há a presença de uma sala repleta de girassóis, fazendo referência a uma de suas mais famosas composições ‘Os Girassóis’ (1888). É possível ainda visualizar suas obras a partir de óculos de realidade virtual. Toda a exposição é acompanhada por músicas clássicas para compor a imersão.  

Vista da exposição “Van Gogh – The Immersive Experience”, 2020-2021.
Vista da exposição “Van Gogh – The Immersive Experience”, 2020-2021.

A exposição “Van Gogh – Alive” apresenta também a proposta de uma experiência imersiva da arte  de Vincent Van Gogh (1853-1890), dialogando com a exibição “Van Gogh – The Immersive Experience”. Perpassando por mais de 70 cidades ao redor do mundo, “Van Gogh – Alive” já atraiu mais de 8.5 milhões de visitantes e estimula os sentidos humanos, com cores, sons, cheiros e texturas. 

 

 

Instigando o sistema multi-sensorial dos expectadores, a exposição permite que uma nova percepção a respeito das composições do artista holandês seja desenvolvida, de maneira a despertar novos detalhes antes despercebidos ao confrontá-las nas paredes dos museus sem a necessária aproximação. Desenvolvendo sensações ímpares, a exibição incentiva o visitante a adentrar na mente criativa de Van Gogh, expondo suas inspirações, estudos técnicos e principais características de suas obras. 

Vista da exposição “Van Gogh – Alive", 2021.
Vista da exposição “Van Gogh – Alive", 2021.
Vista da exposição “Van Gogh – Alive", 2021.