A Arte de Clara Peeters

A exposição ‘A Arte de Clara Peeters’, realizada durante outubro de 2016 e fevereiro de 2017 foi a primeira mostra individual do Museu do Prado (Espanha) dedicada à uma artista mulher. 15 das mais famosas obras da artista flamenca Clara Peeters (1594 – depois de 1657) foram reunidas nessa exposição, dando destaque à pintura de naturezas mortas do barroco do século XVII. A escolha dos objetos, seus posicionamentos e a riqueza de detalhes, brilhos e reflexos exprimem o primor da arte de Peeters.

Em suas obras, Clara Peeters representava objetos e alimentos de alto valor na época, como peixes, sal, louças e talheres de prata. Além disso, elementos exóticos, como a porcelana chinesa e conchas estrangeiras eram frequentemente apresentados em seus quadros, anunciando o intenso comércio europeu com a África, Ásia e Américas no período.

Obras em Exposição

WhatsApp Image 2021-06-14 at 3.07.18 PM
Clara Peeters, 'Mesa com um pano, adega de sal, tazza dourada, torta, jarro, prato de porcelana com azeitonas e frango assado', 1606, óleo sobre tela, Museu Nacional do Prado (Madri - Espanha).
Still Life with Flowers, a Silver-gilt Goblet, Dried Fruit, Sweetmeats, Bread sticks, Wine and a Pewter Pitcher
Clara Peeters, 'Natureza morta com flores, taça de prata-dourada, frutas secas, doces, pães, vinho e jarro de estanho’, 1611, óleo sobre tela, Museu Nacional do Prado (Madri – Espanha).
The Sense of Taste
Clara Peeters, 'O Sentido do Gosto', 1618, óleo sobre tela, Museu Nacional do Prado (Madrid - Espanha).
Still Life with a Sparrow Hawk, Fowl, Porcelain and Shells
Clara Peeters, 'Natureza morta com gavião, ave, porcelana e conchas', 1611, óleo sobre tela, Museu Nacional do Prado (Madrid - Espanha).
Still Life with fish, a candle, artichokes, crab and prawns (1)
Clara Peeters, 'Natureza morta com peixe, uma vela, alcachofra, caranguejo e camarão', 1611, óleo sobre tela, Museu Nacional do Prado (Madrid - Epanha).

Acesse o site da exposição.