Escravismo atlântico

O escravismo atlântico constitui um fenômeno histórico plurissecular e de grandes proporções. Entre os séculos XVI e XIX, mais de 12 de milhões de pessoas foram escravizadas e transportadas compulsoriamente de diferentes partes da África à América para o exercício forçado de uma enorme gama de atividades laborais na agricultura, nas minas, nos domicílios, no comércio e nas mais diversas indústrias. Para facilitar pesquisas nesse campo tão importante, disponibilizamos links para websites com fontes primárias digitalizadas e acervos diversos.

Slave Voyages

Esse website, coordenado a partir do Emory Center for Digital Scholarship, da Universidade de Emory nos Estados Unidos, disponibiliza fundamentalmente o banco de dados mais completo existente sobre o tráfico transatlântico de africanos escravizados. É o resultado de várias décadas de pesquisas independentes e colaborativas, com base em dados encontrados em bibliotecas e arquivos de todo o mundo atlântico. Além de estatísticas e instrumentos de pesquisa bastante amplos e diversificados sobre viagens e africanos nominalmente identificados, o slavevoyages disponibiliza mapas, recursos didáticos e imagens diversas. 

Canoa de transporte de escravizados, com dimensões aproximadas de 12 metros de comprimento e 4 de largura, chegando a transportar 200 escravizados por vez. Disponível em: https://www.slavevoyages.org/resources/images/category/Vessels/2

Resistência escrava na Luisiana

Essa página possibilita ao usuário contato com documentos, arquivos, pessoas, lugares e mapas de revoltas e conspirações escravas na região da Luisiana, nos Estados Unidos. 

Pintura mostrando escravizados esperando sua venda. Disponível em: http://www.slaveryimages.org/s/slaveryimages/item/3106

Africanos emancipados

O site traz informações sobre pessoas emancipadas em campanhas globais para abolir a escravidão e/ou sob a categoria específica de “africanos livres”. Entre o material disponibilizado estão incluídos documentação de natureza judicial, registros contendo esboços biográficos para pessoas removidas de navios negreiros (incluindo descrições físicas), contratos de trabalho, legislação anti-escravidão, correspondência sobre políticas de reassentamento, imagens de embarcações capturadas e até fotografias de alguns africanos liberados.

Abolicionistas Negros

O Black Digital Abolitionist Digital Archive é uma coleção de mais de 800 discursos de negros abolicionistas e aproximadamente 1.000 editoriais do período. Esses documentos fornecem um retrato do envolvimento da população negra no movimento anti-escravista. As digitalizações desses documentos são fornecidas como imagens e arquivos em formato PDF.

Dia da emancipação, Carolina do Sul, 1863. Disponível em: http://www.slaveryimages.org/s/slaveryimages/item/530

Nascidos na escravidão

Esta coleção online é uma apresentação da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos dos materiais do Born in Slavery: Slave Narratives from the Federal Writers’ Project, realizado entre 1936 e 1938, contendo mais de 2.300 relatos de escravidão em primeira pessoa e 500 fotografias em preto e branco de ex-escravos.

Imagens da escravidão

O slaveryimages contém milhares de imagens que têm ligação com o escravismo, compilando uma grande diversidade de fontes visuais, facilitando o trabalho do pesquisador da área.

Escola primária para libertos. Disponível em: http://www.slaveryimages.org/s/slaveryimages/item/659

Centro Gilder Lehrman para estudos de escravidão, resistência e abolição

Focado em demonstrar a importância da compreensão da escravidão para o entendimento do mundo moderno, essa página contém discursos, cartas, artigos e entrevistas relacionados com o escravismo, resistência e diáspora africana.

Arquivos em perigo

Temos aqui o importante projeto de digitalização de documentos manuscritos depositados no Arquivo Público do Estado da Bahia. O projeto totaliza aproximadamente 450.000 imagens cujo conteúdo abrange variados aspectos históricos, com destaque para o tema da escravidão. Os documentos datam do período entre 1664 a 1889. Esta ação integra o Programa Endangered Archives (Arquivos em Perigo), coordenado pela British Library (Biblioteca Nacional do Reino Unido), que busca preservar o patrimônio cultural e disponibilizá-lo ao maior público possível.

Colaboração: Prof. Dr. Alain El Youssef (USP) e Prof. M.e. Marcelo Ferraro (USP).