Heroes and Monsters: Jean-Michel Basquiat

A mostra “Heroes & Monsters: Jean-Michel Basquiat” (“Heróis e Monstros: Jean-Michel Basquiat”, tradução livre), presente no Museu de Arte de Orlando (OMA – Orlando, Flórida), reúne 25 trabalhos do artista popularmente conhecido como Basquiat (1960-1988).

Provenientes de uma coleção particular, as raras obras do artista, todas compostas no ano de 1982, vêm a público pela primeira vez com esta exposição. Nela, as fortes características das obras de Basquiat são evidenciadas: as cores vibrantes, os traços rústicos, as inscrições em conjunto com os desenhos e a forte simbologia das representações.

1982 é considerado o grande ano da carreira do artista. Vivendo em Los Angeles (Califórnia – EUA), foi durante este período que Basquiat estabeleceu-se como um notável da arte estadunidense, ganhando reconhecimento, fama e popularizando-se no país.

“Heroes & Monsters: Jean-Michel Basquiat” está em exposição desde fevereiro de 2022 e permanecerá aberta para a visitação até 30 de junho de 2023. O Museu de Arte de Orlando funciona de terça à sexta-feira de 10h às 16h, e aos sábados e domingos, de 12h às 16h. O valor do ingresso é de $15.

Sem título (One more king/czar), Jean-Michel Basquiat, 1982.
Sem título, Jean-Michel Basquiat, 1982.

Jean-Michel Basquiat (1960-1988) foi um artista estadunidense nascido em Nova Iorque (Nova Iorque – EUA). Reconhecido inicialmente como grafiteiro nos arredores do Brooklyn (NY), suas composições são relacionadas ao Neoexpressionismo.

Influenciado pela mãe, desde cedo frequentou museus e entrou em contato com artistas, como o cubista Pablo Picasso (1881-1973) e o modernista Piet Mondrian (1872-1944), cujas características são referenciadas em suas composições.

Aos 17 anos, passa a grafitar nos muros de Manhattan (NY) e a assinar com a inscrição “SAMO”, gerando curiosidade a respeito do artista. A partir de 1979, Basquiat passa a ser conhecido no país com suas aparições em programas de televisão e ganha fama internacional nos anos seguintes, expondo em diversas galerias ao lado de consagrados nomes da arte.

Na mesma época, Basquiat conheceu Andy Warhol (1928-1987), artista com o qual travou parcerias e uma forte amizade. A partir de 1986, conquistou exposições individuais internacionais. Jean-Michel Basquiat teve grande reconhecimento em vida, mas o sucesso de suas composições veio de fato após a sua morte em 1988.

Basquiat faleceu precocemente, aos 27 anos de idade, devido à uma overdose de heroína. A magnificência de sua arte pode, tanto em sua época quanto nos dias atuais, ser compreendida como um ato de resistência de um artista negro sobrevivente à indústria artística de grande maioria branca.