
A Galeria Tretyakov (Moscou, Rússia) é um museu referência quando se trata de arte nacional moscovita. Fundada no ano de 1892 por Mikhailovich Tretyakov, hoje pertence à cidade de Moscou e contempla mais de 200.000 itens de artistas russos desde o século XI até os dias atuais. Na Galeria, encontram-se obras de 3 grandes artistas russos que revolucionaram as concepções de arte mundiais na transição do século XIX para o século XX.
Chagall
Marc Chagall (1887-1985) teve sua arte muito influenciada pelo contexto histórico em que se insere. Com elementos cubistas, paisagísticos e abstratos, Chagall combinou a arte expressionista dos pós Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o onírico em seus personagens. Ainda, realizou trabalhos em cerâmicas, vitrais e mosaicos.




Kandinsky
Wassily Kandinsky (1866-1944) foi e ainda é um dos grandes nomes da arte russa e também pioneiro na arte abstrata. Influenciado por Claude Monet (1840-1926), Kandinsky passa a inserir cores vibrantes e dinamicidade em suas obras. Sua carreira pode ser catalogada em dois momentos: o primeiro, com referências impressionistas contendo elementos culturais de seu país de origem e de paisagens europeias, e o segundo, com o início do abstracionismo, inserindo-se na arte não-figurativa.




Malevich
Kazimir Malevich (1879-1935) foi um precursor na arte abstrata e suprematista, rejeitando as velhas convenções artísticas em vigor até então e remodelando o conceito de arte pressuposto. Com suas formas geométricas precisas e coloridas, o artista expandiu as possibilidades interpretativas que a arte proporciona ao expectador. Ainda, algumas de suas obras dialogam com a arte conceitual do francês Marcel Duchamp (1887-1968), situando-o como antecipador do conceito “ready-made” de arte.



