A exposição “Outros Paradoxos”, presente no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP), apresenta uma retrospectiva da carreira artística de Regina Silveira (1939-), importante figura na consolidação da instituição.
A mostra explora os entretons presentes nas obras da artista: desde a temática política encoberta aos questionamentos da arte e da realidade que nos cerca. Composta por gravuras, instalações, intervenções, vídeos e documentos, o título da exposição remete não só a uma de suas composições mais famosas, ‘Paradoxo do Santo’ (1994), como também à posição inquisitiva da artista perante a vida.
Outros pontos apresentados são: o explorar de diferentes pontos de vista e a questão da visibilidade feminina no meio artístico. Para tal, Regina Silveira elabora novas perspectivas e a partir destas inclui a sátira e a ironia em suas composições, além de realizar obras de grandes dimensões, a fim de magnificar a mulher artista.
Integrando a extensão da 34ª Bienal de São Paulo, a mostra “Outros Paradoxos” pode ser visitada gratuitamente até 3 de julho de 2022 no MAC USP de terça à domingo, de 10h às 19h.