Projeto Vamos ouvir os idosos

O acervo História Oral na pandemia é uma iniciativa do Laboratório de História Oral e Imagem/ LABHOI/UFF – Universidade Federal Fluminense/RJ (coordenação: Juniele Rabêlo de Almeida (UFF)). Conforme informações fornecidas pela organização, “as narrativas orais serão catalogadas e analisadas no âmbito de um projeto multidisciplinar, com quatro núcleos de pesquisa distribuídos nos principais estados do país ‘A COVID-19 no Brasil: Análise e resposta aos impactos sociais da pandemia entre profissionais de saúde e população em isolamento’ (MCTIC – Coordenação-Geral de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Jean Segata / UFRGS; Denise Nacif Pimenta/Fiocruz Minas).

O objetivo principal deste grande projeto, ao qual o acervo de História Oral está vinculado, é: Produzir pesquisas que analisem o impacto da Covid-19 entre os profissionais de saúde e grupos vulneráveis em situação de isolamento social para subsidiar ações na resposta à doença no Brasil, considerando as implicações científicas, sociais, políticas, históricas e culturais da pandemia.”

O projeto receberá breves gravações de áudio (de até 15 minutos) sobre o cotidiano nesses “tempos de pandemia”. As gravações, enviadas para o e-mail historiaoralnapandemia@gmail.com, serão arquivadas no LABHOI da UFF: “Pedimos para o entrevistado declarar no início do áudio: ‘Eu, nome completo, declaro que a gravação integrará o projeto História Oral na Pandemia’. Solicitamos, juntamente com o arquivo da gravação o nome completo do entrevistado, data da gravação, cidade/país, ano e local de nascimento. Para fornecer o direito de divulgar a narrativa de história oral o entrevistado autoriza sua utilização para fins sociais e educativos. O entrevistador (pesquisadores associados) também envia os seus dados (nome completo, cidade/país, ano e local de nascimento) e o seu possível vínculo com o entrevistado.”

Para saber mais, clique aqui.