Canais do Youtube

O YouTube vem se consolidando como uma via importante para a disseminação de conteúdos de história e historiografia, com canais de diferentes abordagens, opções estéticas e níveis de sofisticação gráfica e de edição. A seguir, alguns exemplos.

Leitura ObrigaHISTÓRIA

Criado em 2015 pelo historiador Icles Rodrigues (mestre em História pela UFSC), o Leitura ObrigaHistória conta também com a participação de Luanna Jalles (formada em história pela UFSC) e Mariane Pisani (professora da Universidade Federal do Tocantins). O seu propósito é “compartilhar conhecimento histórico, focado especialmente em dicas de leitura tanto para estudantes e professores da área quanto para o público geral.”

Para mais informações, acessar https://www.youtube.com/channel/UCtMjnvODdK1Gwy8psW3dzrg

História da ditadura

Outro canal de destaque é o História da ditadura, desenvolvido pelo historiador Paulo Cesar Gomes (doutor em História Social pela UFRJ). Esse canal trabalha com a história recente do Brasil, passando principalmente pela questão da ditadura civil-militar brasileira, os temas que compõem o período e as continuidades até os dias de hoje.

Para mais informações, acessar https://www.youtube.com/channel/UC23UMRXSeC8P51saoOUDVCQ

Tempografia

O canal Tempografia foi idealizado pelos historiadores Pedro Eurico Rodrigues (doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação da UDESC) e Ana Luíza Mello Santiago de Andrade (doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo). O projeto visa tratar de assuntos como gastronomia, literatura, cultura nerd, ciência, arte, filmes e séries. 

Para mais informações, acessar https://www.youtube.com/channel/UC9O3Vq3AuNoqiJERhAxo94g

Meridianum UFSC

O canal Meridianum UFSC foi concebido pela historiadora Aline Dias da Silveira (professora de História Medieval na UFSC) dando foco para as produções audiovisuais do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais da UFSC. O conteúdo do canal vai tratar sobre “ações de extensão universitária, projetos de pesquisa e comentários sobre filmes.”

Para mais informações, acessar https://www.youtube.com/channel/UCPjXCMtw2HzZXwMJtmr0wdA