Dicionário Excluídos da História

Apesar de todas transformações do campo ao longo dos séculos XX e XXI, a história muitas vezes deixa de lado o conjunto dos sujeitos históricos, dando ainda muito ênfase para as personalidades políticas. Numa iniciativa inovadora para trazer luz à história de pessoas ignoradas nos livros escolares, a Olimpíada Nacional em História do Brasil desenvolveu uma etapa de sua prova para que os estudantes criassem verbetes de personagens importantes para a história brasileira que não estavam presentes nos materiais didáticos.

Deixando a escolha dos personagens livre para os candidatos, a produção de mais de 2.000 verbetes impressionou a banca de organizadores, motivando-os a criar o Dicionário biográfico Excluídos da História. Essa história revisitada trouxe à tona diversos personagens negros e mulheres que foram lideranças em suas regiões, desenvolvendo um pensamento crítico acerca da história mais “embranquecida” dos livros didáticos.

Além disso, a criação desse espaço de desenvolvimento e pensamento crítico incentiva uma visão questionadora da realidade, demonstrando como o currículo, os monumentos públicos e tudo na história envolve disputas de narrativas.