História da Mineração em Criciúma

O Brasil é o 4º país em ocorrências de acidentes de trabalho no mundo. O estudo das condições de trabalho no país é um tema de pesquisa praticamente inesgotável. Uma contribuição importante é trazida pelo livro “Das minas de carvão para a justiça: as lutas dos mineiros acidentados de Criciúma/SC”, adaptado da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em HIstória da UFSC pelo pesquisador Bruno Mandelli.

Nesse trabalho, além de recuperar a importância das minas de carvão no desenvolvimento de Criciúma e Santa Catarina, o autor expõe a dura realidade dos trabalhadores das minas.

Com a Segunda Guerra Mundial, a mineração ganhou muito incentivo, o que contribuiu para a migração de pessoas de diversas regiões do país para Criciúma, aumentando a população consideravelmente e criando um vínculo grande entre a cidade e os mineiros. Analisando processos judiciais envolvendo acidentes de trabalho nas minas no período entre 1940 e 1950, o pesquisador constatou, além da insalubridade do trabalho, havia exploração de trabalho infantil e de idosos.

Sendo uma importante pesquisa para a compreensão da história local de Criciúma, o livro recém publicado pela editora Paco é uma grande pedida de leitura.