História Pública na Espanha

O problema da elitização do conhecimento acadêmico de história vem incentivando cada vez mais iniciativas de História Pública ao redor do mundo, de forma que esse debate está presente nas mais diversas nacionalidades. Em decorrência disso, um grupo de historiadores criou a Spanish Association of Public History, em parceria com a Universidade Autônoma de Madrid e a Casa de Velázquez, visando principalmente a inserção da sociedade na produção do conhecimento histórico.

Participando também da International Federation for Public History, esse projeto está desenvolvendo workshops e criando uma rede de historiadores públicos na Espanha, contribuindo para um debate mais amplo e consequentemente mais inclusivo na academia espanhola. Além de um site em desenvolvimento, uma rádio que visa a disseminação do conhecimento histórico, também há o planejamento para um evento de História Pública na universidade.

Essa é uma iniciativa importante para a consolidação do campo da História Pública. Para conferir o trabalho da rádio Contratiempo, criada por Jesús Izquierdo Martín, um dos diretores do projeto e professor da Universidade Autônoma de Madrid, clique aqui.