Podcasts

A seguir relacionamos algumas iniciativas de História Pública na forma de podcasts.

O projeto Contos da taverna é uma iniciativa da professora Aline Dias da Silveira (UFSC). Além de acessível ao público em geral, a produção constitui um material paradidático sobre história medieval, com uma narrativa envolvente que explora trânsitos, encontros e trocas.

O podcast A trivialista, criado por Débora Salvi (UFRGS), vem fazendo muito sucesso explorando o que chama de “trivialidades históricas não triviais. Histórias que não mudaram o mundo, mas que até hoje são contadas”, colocando em destaque “pessoas reais e suas alegrias, sofrimentos, agências e resistências que atravessaram os séculos.”

Outra sugestão é o podcast da ANPUH (Associação nacional da história), Historiadora explica, historiador explica, “que tem como objetivo aproximar historiadores de formação de um público não-especializado em torno de temas do cotidiano que envolvam conteúdo histórico”.

O Fronteiras no tempo, criado pelos historiadores Cesar Agenor (UNISANTOS) e Marcelo Silva (UFTM), é um dos podcasts mais antigos na área de história no Brasil. Segundo seus realizadores, “a intenção é aproximar o público que gosta de História com a maneira como o conhecimento histórico é pensado e construído. Isso tudo de forma leve e descontraída.”

Os realizadores do canal Leitura ObrigaHISTÓRIA, capitaneado por Icles Rodrigues, atualmente produzem quatro podcasts, História FM, que trabalha com conteúdos de história geral, o Colunas de Hércules, focado em história antiga, o Estação Brasil, criado exclusivamente para falar sobre história brasileira e o História noturna, que dá vasão a reflexões autorais sobre assuntos e problemas históricos, respondendo a perguntas do público. A abordagem é relativamente distinta do canal do Youtube, trazendo entrevistados e explorando os temas com uma linguagem menos formal.

O Xadrez Verbal é um podcast que aborda política internacional, questões culturais e históricas de diferentes regiões do mundo. É uma iniciativa criada em 2013 pelo historiador Filipe Figueiredo (USP), que combina atualidades com questões históricas.

Criado em 2011 por Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara, profissionais das áreas do design e da comunicação, o Anticast é um dos podcasts mais antigos do Brasil. Trata de questões culturais e políticas do momento, sendo um dos mais ouvidos e influentes.

O TranslatioCast é o podcast criado em 2020 pelo grupo de estudos Translatio Studii da Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo “principal objetivo é a promoção, de forma ampla, democrática, associativa e interdisciplinar, dos estudos medievais”. O projeto é coordenado pelo historiador Caio Féo, os professores doutores Mário Jorge da Motta Bastos e Renata Vereza, e o mestre em história Patrick Zanon.