Quem somos

O Portal História Pública é uma realização do Laboratório de História Pública (LAPIS) do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina.

Laboratório de História Pública (LAPIS)

O Laboratório de História Pública (LAPIS) é fruto do Laboratório de Pesquisa em Imagem e Som, criado em 1996 pelo professor Henrique Pereira Oliveira. Com a convicção de que a câmera de vídeo poderia fazer as vezes de um “lápis eletrônico”, o LAPIS nasceu com o propósito de problematizar a realidade histórica através de experiências narrativas e estético-políticas audiovisuais.

Desde sua fundação, foram realizadas diversas ações no LAPIS, com especial destaque para oficinas que se destinaram a inserir estudantes em experiências de produção audiovisual que refletissem sobre o conhecimento histórico; envolver os participantes com as dimensões teóricas e técnicas do mundo audiovisual, superando a separação arbitrária entre produção de conteúdo e produção audiovisual; formar professores capacitados a realizar diálogos entre ensino e linguagens audiovisuais .

Também foram produzidos documentários, experiências com stop motion e animações, dentre as quais mencionamos Zé Maneca (disponível no canal do Youtube)  e o premiado Super Plunf (disponível no Facebook). Essas produções buscam problematizar conceitos históricos através de enredos, cenários e movimentos narrativos. .

No final de 2019, o LAPIS assumiu a denominação Laboratório de História Pública, mantendo a antiga sigla como forma de preservar seu legado material e simbólico, mas ampliando seu enfoque de modo a congregar as diferentes iniciativas do curso de História da UFSC voltadas à divulgação científica e à produção compartilhada do conhecimento histórico.

Atualmente, o LAPIS é coordenado pelo professor Rodrigo Bonaldo, em colaboração com os professores Alex Degan, Aline Silveira, Beatriz Mamigonian, Daniela Campos, Fábio Morales, Flávia Varella, Renata Sigolo e Waldomiro L. Silva Júnior . Também integram o Laboratório as estudantes de mestrado do PPGH da UFSC, Ana Carolina Machado e Danielle Dornelles. O laboratório conta ainda com a participação do bolsista PROEX Leonardo Breda e com a consultoria técnica de Ana Cristina Peron. Colaboraram para a montagem do Portal História Pública: Sarah Marcelino, Ana Cristina Peron e Thamiris Santos.

Para outras produções do LAPIS, conferir: https://vimeo.com/lapisufsc