Instituto de Memória e Direitos Humanos da UFSC

A Comissão do Acervo sobre Direitos Humanos foi criada em 20 dezembro de 2017 pela Portaria No 2827/2017/GR, emitida pela Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (e prorrogada por um ano no dia de 12 de dezembro de 2018 pela Portaria No 2614/2018/GR), com o objetivo de criar e disponibilizar um Acervo sobre Direitos Humanos, resgatando a Memória sobre Direitos Humanos durante o período da ditadura civil-militar.

De acordo com os organizadores, “Este Acervo reúne inicialmente todo a documentação da Comissão Memória e Verdade da UFSC (CMV-UFSC) e todo o acervo existente no Memorial de Direitos Humanos (MDH), atualmente sob custódia do LASTRO-CFH da UFSC, com ampliação prevista a partir de doação de Fundos pertencentes à indivíduos ou à entidades. ”

Imagem do acervo do Instituto de Memória e Direitos Humanos da UFSC

Além disso, “Este Acervo pretende ampliar, num segundo momento, sua meta de contribuir para a construção de uma Memória sobre Direitos Humanos no Brasil, conservando e tornando público, documentos históricos que tratam de violações destes, em particular aquelas ocorridas durante os períodos históricos ditatoriais do século XX ou relacionados às populações indígenas e negras, em particular. Desde o início de sua atuação, a Comissão do Acervo associou às suas atividades, outros professores, estudantes e servidores técnicos-administrativos de diversos centros e unidades da UFSC, ampliando suas ações e discutindo novas perspectivas de atuação. A partir dessas discussões, foi decidido a criação do Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da UFSC, no segundo semestre de 2019, que terá como finalidades, além da construção do Acervo, atividades de educação, pesquisa, promoção e observação dos Direitos Humanos.”

Para saber mais: https://imdh.ufsc.br/